segunda-feira, 21 de março de 2011

História sim, eu escolhi, eu amo....


E essa semana, passei por tantos questionamentos e dúvidas... Em relação a essa escolha, Licenciatura Plena em História, daqui a aproximadamente 1 ano serei mais uma criatura no mercado de trabalho em busca de emprego e estabilidade social e com a responsabilidade de educar! Sim, existe tanta coisa envolvida, compromisso, força de vontade, esperança... Na minha primeira semana de aula (em março de 2008) tive a oportunidade de ler um texto maravilhoso de Lucien Fevbre¹, e esse texto foi o mais esclarecedor e o mais assustador texto que já li na vida e gostaria de compartilhar com vocês:
"E dado que tenho a felicidade de ver nesta sala jovens decididos a consagrar a sua vida à pesquisa histórica, é com segurança que lhes digo: para fazer história virai decididamente as costas ao passado e vivei primeiro. Misturai-vos à vida. À vida intelectual,sem dúvida, em toda a sua variedade.Historiadores sede geográfos.Sede juristas também,sede sociólogos e psicólogos; não fecheis os olhos ao grande movimento que,perante vós,transforma num ritmo vertiginoso as ciências do universo fisico.Mas vivei também uma vida prática.Não vos conteteis em contemplar da orla,preguiçosamente, o que se passa no mar em fúria.No barco ameaçado não sejais como Panurgo se sujando de puro medo, nem mesmo como o bom Pantagruel, contentando-se ,amarrado ao mastro, em implorar, levantando os olhos ao céu. Arregaçai as mangas como Frei João.E ajudai os marinheiros na faina.
E isto é tudo? Não. Não é mesmo nada se deveis continuar a vossa ação do vosso pensamento, a vossa vida de historiador da vossa vida de homem.Entre a ação e o pensamento não há separação.Não há barreira estanque.É preciso que a história deixe de vos aparecer como uma necrópole adormecida, onde perpassam apenas sombras despojadas de substância.É preciso que,ardentes de luta, ainda cobertos de poeira do combate, do sangue coagulado do monstro vencido,penetreis no velho palácio silencioso onde ela dormita, e que, abrindo as janelas de par em par,reacendendo as luzes e reanimando o barulho, acordeis com a vossa própria vida,com a vida quente e jovem,a vida  enregelada da princesa adormecida.
Perdoai-me o jeito que tomou esta palestra.Dirijo-me, sobretudo aos historiadores.Que se acaso eles estiverem tentados a achar que lhes falar assim é não lhes falar como historiador eu lhes suplico que reflitam antes de formular essa censura.Ela é mortal"²
Notas: 1-Lucien Paul Victor Febvre (Nancy, 22 de julho de 1878 — Saint-Amour, 11 de setembro de 1956), foi um historiador francês.
 2-Escrito em 1940, numa Conferência a recém formados em História;


4 comentários:

  1. ô amiga, são relamente tantos questionamentos, mas acho que nós nascemos para isso, sermos historiadoras de verdade, e se nascemos para tal coisa é porque com certeza a faremos bem, muito bem!

    ResponderExcluir
  2. ooh amiga, depois da formatura parece que vem mais obstaculos, né verdade?
    mas, sei que vc é forte, uma garota determinada, e vai tirar isso de letra.
    vc tem ao seu redor quem goste de vc, e saiba que torço muito pela tua felicidade
    sem duvidas nenhuma...

    te adoro, e orbigada por fazer parte da minha historia.

    ResponderExcluir
  3. Bá... ainda me questiono o que faz um historiador no PI... fico muitas vezes angustiada querendo largar tudo e mudar p um outro planeta... Espero que você encontre em breve as respostas dos seus questionamentos.

    ResponderExcluir
  4. é amigas....tenho passado noites em claro...preocupadas com essas benditas respostas...

    ResponderExcluir